Dado inicio dia 11 de maio, os aplicativos cuja as funções seja para fazer gravação das ligações não serão mais permitidas para serem instalados em celulares Android. Uma politica foi anunciada pelo Google e ela restringe o uso de APIs. Que eram usadas na maior parte das vezes como uma alternativa para que possa ser possível a gravação das conversas.
Os aplicativos nativos ou os que foram desenvolvidos pelo próprio Google com essa função não serão desativados após a nova politica estiver valendo. Conforme explicou o líder Moun Choi, era a possibilidade de fazer as gravações sem a autorização da outra pessoa que está na chamada. Já que usando API a descrição é total.
“Caso o aplicativo for o discador padrão no telefone do usuário e também é nativo, este recurso não existe necessidade da acessibilidade para obter acesso nenhum ao fluxo de áudio recebido. Isso portanto não violará nenhuma regra da nova política, sendo assim a nova regra entrará em vigor para os demais aplicativos a partir do dia 11 de maio disse o executivo.
Saiba Mais
Explicando mais detalhadamente, caso seu aplicativo de discagem padrão oferecer a função de gravas as chamadas, pode ficar tranquilo que a função irá continuar. Caso o registro aconteça por aplicativo de terceiros a função ficará indisponível a partir da data limite estabelecida.
Usuários desses aplicativos estão criticando a atitude do Google em limitar a gravação. “A gravação dessas chamadas é necessária e valida para muitas pessoas e empresas” comentou em um post um usuário.
O sistema Android permite que as pessoas que utilizam seus aparelhos como de uso pessoal baixem aplicativos por fora da Google Play Store. Porém precisam saber que correm o risco de se expor a vírus e atividades criminosas.