Publicidade

Como fazer um financiamento imobiliário

0
56

A partir da leitura deste breve artigo, você obterá diversas informações relacionadas à como fazer um financiamento imobiliário.

A busca pela casa própria vem sendo um dos maiores problemas para os brasileiros, já que muitos querem sair do aluguel. Por isso, um financiamento imobiliário vem sendo cada vez mais procurado.

Publicidade

E por ser um crédito tão famoso no mercado financeiro, diversas instituições o fornecem, mas nem todas apresentam condições que favoreçam nosso orçamento, principalmente. Por isso, sempre devemos ficar atentos à todas as opções do mercado, portanto, continue lendo este artigo, para ter acesso à mais informações.

O que é e como funciona um financiamento imobiliário?

A primeira coisa que deve ser informada, é o que significa um financiamento imobiliário. Como todos provavelmente já deve saber, um financiamento trata-se de uma forma de pagamento de determinado bem, como um veículo, por exemplo.

Mas neste caso, como se trata de um financiamento imobiliário, a forma de pagamento através de parcelas, com juros atribuídos a cada mês, será referente à alguma residência, pela qual o próprio cliente escolhe.

A cada instituição, há uma variação do juros mensal, vantagens atribuídas, limite máximo de parcelas, entre outros fatores importantíssimos de um financiamento imobiliário. No entanto, a maioria dos brasileiros sempre optam pelo banco mais famoso do Brasil, a Caixa Econômica Federal, que possui condições que suprem as necessidades de muitos.


Publicidade

Nele, é possível que você faça não só a compra, mas também construção, reforma, e até mesmo a finalização da compra do seu imóvel.

Mas para que você possa ter uma ideia mais ampla sobre o financiamento imobiliário, através da CEF- Caixa Econômica Federal, basta entrar em seu site oficial, o mesmo lhe fornecerá informações detalhadas sobre o crédito.

Agora de uma forma geral, os bancos na maioria das vezes, requerem algumas exigências, como:

  • A comprovação de que você tem capacidade financeira, para arcar com as suas novas dívidas, que seriam as parcelas do crédito, para isso você deve apresentar um comprovante de renda, que pode ser tanto um extrato bancário, quanto, um holerite.
  • Obviamente, você também deve possuir mais de 18 anos, sendo brasileiro, ou pelo menos naturalizado do país.
  • A residência pela qual o cliente deseja adicionar ao crédito, deve ser do município que o mesmo deve estar morando há pelo menos 1 ano.

E sempre lembrando, você não deve ter dívidas pendentes em seu nome.

Quais os tipos de financiamento?

No Brasil, contamos com 2 principais tipos de financiamentos imobiliários:

  1. Sistema Price. Também conhecido como a tabela Price, essa modalidade do crédito imobiliário tem como sua principal característica, todas as suas parcelas de uma valor unicamente semelhante até o fim do contrato.
  2. SAC. A modalidade cuja siga significa Sistema de Amortização Constante, trata-se de um financiamento, na qual as suas primeiras prestações, iniciam com um valor consideravelmente alto, mas ao passar dos meses, as mesmas constarão um valor bem menor, gradativamente.

Portanto, se formos analisar bem, a modalidade SAC sairá mais barato, considerando que o seu valor diminuirá.

Como fazer um financiamento imobiliário

Apesar de parecer um processo complexo, a solicitação de um crédito imobiliário, não requer tantas etapas.

  1. A primeira coisa que você deve fazer, é a escolha do imóvel que deseja comprar. Porém, nele você não deve verificar somente informações como o seu valor, mas também veja se não há dívidas pendentes, com impostos ou documentações, por exemplo.
  2. Em seguida, basta escolher a instituição financeira pela qual deseja contratar o financiamento. A mesma solicitará alguns dados como:
  • Comprovante de renda atualizado;
  • Comprovante de residência;
  • CPF- Cadastro de Pessoa Física;
  • RG- Registro Geral.

Além dos dados que o proprietário do imóvel terá que constar. A partir dessas informações, o banco ou financiadora realizará uma análise, ponderando o valor de cada parcela, prazo, juros, entre outras questões.


Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui