A partir da leitura deste artigo, você obterá diversas informações, sobre como fazer um financiamento de energia solar. A energia solar está cada vez mais presente nas residências brasileiras, mas isso tem um motivo bastante convincente.
Com a instalação de placas que atraem a energia solar, os valores de sua conta podem baixar muito. Para ser mais exata, o valor da sua despesa fixa chega à diminuir em até 95%. Porém, muitos o consideram muito caras e por isso, solicitam um crédito.
O crédito em questão, é um financiamento de energia solar, disponibilizado por diversas instituições financeiras, portanto, continue lendo este artigo, para ter acesso à diversas outras questões.
O que é energia solar?
O termo refere-se à nada mais do que a energia captada através dos raios solares. O seu funcionamento não é nada complicado de se entender. Através dos painéis solares, instalados sobre os telhados de sua residência, empresas, ou qualquer outro lugar, é realizado a captação de raios solares.
Eles transportam para o inversor solar, cuja função, é converter a energia captada, pela energia elétrica (a que nós utilizamos constantemente). A geração de energia ocorre por meio do efeito fotovoltaico.
Mas afinal oque significa efeito fotovoltaico?. Explicando de uma forma mais simples, o efeito fotovoltaico nada mais é que a criação de uma diferença de potencial elétrico entre dois pontos, após ser exposto à luz.
Mas para que você possa saber mais detalhes sobre o que deseja instalar em sua residência, ou qualquer outro lugar, resolvemos trazer aqui, quais os tipos de energia solar.
Energia solar térmica: este tipo de energia, também conhecido como aquecedor solar, serve para o aquecimento de fluído (líquidos, os gases, os plasmas), na qual os painéis solares, possuem dutos, onde tais substâncias passam, elas são aquecidas e posteriormente acumulado em um tanque.
Ela é bastante utilizada par o aquecimento não só de ambiente, mas também de águas para banhos e processos industriais.
Energia solar fotovoltaica: este tipo de energia, diferente da que foi apresentada anteriormente, gera somente energia elétrica ao consumidor. Portanto, quanto maior for os raios solares obtidos pelas placas, maior será a quantidade de energia fornecida aqueles que a obtém.
Como fazer um financiamento de energia solar
Caso esteja sofrendo com dívidas relacionadas ao pagamento de contas de energia, você já deve ter percebido que a instalação de algumas placas solares é a melhor opção. No entanto, por ser uma ferramenta tão útil, ela acaba sendo um pouco fora do orçamento de muitos, porém como já dito, há uma solução!
Ao optar por fazer um financiamento de energia solar, você não só estará pensando só em um investimento à longo prazo, mas também no bem estar do nosso planeta. Portanto, vamos logo ao que interessa, vamos falar sobre como fazer o financiamento!
É importante já estar ciente que será preciso não só a compra de painéis solares, mas também inversor, cabeamentos, conexões, suportes, e o pagamento da mão de obra.
- Entre em contato com a empresa que você deseja comprar os materiais da energia solar, que será instalada.
- Já com o orçamento completo em mãos, você deve ir até a instituição financeira que deseja contratar o crédito.
- Após já ter solicitado o crédito ao seu gerente e já tê-lo aprovado, será definida as condições, como o juros por exemplo, para que então feche contrato.
Mas atente-se em pagar todas as prestações em dia, para que não fique com pendências em seu nome.
Quais instituições financeiras disponibilizam o crédito
Agora que você já sabe o quão é eficiente as placas solares, você já pode pesquisar entre as instituições que apresentaremos a seguir, qual apresenta as melhores condições, que encaixam-se em seu perfil:
- Santander;
- BV Financeira;
- Caixa Econômica Federal;
- Sicredi.