A partir da leitura deste artigo, você obterá diversas informações sobre a diferença entre consórcio e financiamento de veículos. Um crédito bastante conhecido no mercado financeiro.
Se você está à procura de uma moto, carro ou qualquer outro veículo, mas não possui o dinheiro necessário em mãos, o financiamento é uma ótima opção. Porém, não há somente este crédito, para o auxilio de determinadas pessoas; o consórcio também é uma ótima opção.
No entanto, cada uma possui algumas condições, na qual você deve analisar qual melhor se encaixa em seu perfil. Portanto, para que você possa saber mais detalhes com o site Olhei aqui.
O que é e como um financiamento de veículo?
Como todos já devem saber, o financiamento nada mais é que você efetuar a compra de determinado bem. Onde o valor é consideravelmente alto e então realiza o pagamento através de prestações mensais.
Pelo fato do crédito ser bastante conhecido, há diversas opções dentro do mercado financeiro, portanto, é necessário que você analise bem todas as possibilidades. Cada um com as suas taxas de juros, condições especiais, vantagens, entre tantas outras coisas que devem ser analisadas.
O crédito abrange não só veículos novos, mas também os que já estão no uso (algumas instituições impõem um limite de data de fabricação, para veículos deste caso).
Além disso, podem ser adicionados ao crédito, tanto veículos leves (como carros e motos), quanto os automóveis mais pesados, como carretas e caminhões. Mas isso variará de cada banco ou financiadora que deseja contratar.
Modalidades de um financiamento de veículo
Há duas opções pela qual você deve optar, quando desejar contratar um financiamento de veículos, e elas são:
- CDC- Crédito Direto ao Consumidor: nesta modalidade, conforme foi esclarecido no próprio nome, ao adquirir o seu bem, o mesmo passará a ser de sua posse legalmente, assim que for fechado o contrato.
Porém, pelo fato do veículo que você adicionou ao crédito, estar alienado à instituição financeira, não será possível que o passe pra frente (revenda), se não tiver pago todas as prestações, anteriormente.
Você pode ir diretamente à uma agência resolver as questões do financiamento dessa modalidade, é possível que seja negociado taxas de juros, prazo para o pagamento, dia para efetuar o pagamento e outras questões.
- Leasing: nessa opção, o cliente escolhe o veículo que a empresa deve comprar. Feito a compra, o bem ficará em nome da mesma, feito assim um aluguel, na qual você deverá pagar todas as prestações e quando já não houver mais nenhuma, o veículo em questão será passado para o seu nome.
Vale ressaltar que as taxas cobradas não sofrem nenhum tipo de alteração, até o fim do contrato.
Como funciona o consórcio
Diferente do financiamento em que estamos acostumados, na qual pegamos um dinheiro emprestado e depois parcelamos o seu valor junto com o juros.
No consórcio, você junto com um grupo de pessoas, com mesmo objetivo (conquistar o seu veículo), deverão pagar parcela do automóvel sem antes nem tê-lo. A cada mês é contemplado uma pessoa, na qual já poderá ter a aquisição de seu carro, moto, ou um outro veículo que queira.
Como tudo depende do valor do seu automóvel, as parcelas podem sofrer com algumas variações. Mas caso você não quer contar com a sorte para ser sorteado rapidamente, há a opção de você oferecer um valor de lance (que será somente um adiantamento de parcelas à vencer).
Se dentro do grupo, o seu valor oferecido for o maior, obviamente será você o novo contemplado. Aqui está a diferença entre Consórcio e Financiamento de veículos