Você sabia que a Policia Militar do Estado de São Paulo irá abrir novos editais de concurso público? Os concursos da corporação estavam adiantados, e dependendo apenas da autorização para conseguir retomá-los. Além do mais os editais foram suspensos por conta da pandemia.
O capitão da PM, Obrien Pineda Teixeira, chefe da gestão de coordenação do concurso informou que o primeiro edital de soldado, com 2.700 já está pronto para a publicação.
A empresa divulgou informações sobre a assinatura de contrato com a Fundação Vunesp para organização de atividades militares. A declaração do contrato foi divulgada em 18 de março. Em 14 de fevereiro, foi anunciado o grupo de trabalho que irá formar o comitê de organização dos certames.
O concurso
O documento de autorização para o novo certame da corporação foi divulgado no Diário Oficial do Estado edição do dia 25 de janeiro. No total, foram liberadas mais de 5. 600 vagas, com vagas disponíveis a partir de dezembro de 2020.
Um total de 5.605 vagas foram aprovadas como editais do PM-SP. Essas vagas foram distribuídas pelos seguintes cargos:
- Tenente Médico PM (41);
- Soldado PM (5.400);
- Aluno Oficial PM (130);
- Segundo Tenente Dentista (26);
- Segundo Tenente Farmacêutico PM (06);
- Segundo Tenente Veterinário PM (02).
Para o Soldado, são dois editais com 5.400 vagas alocadas, um com 2.700 vagas no primeiro semestre e outro com 2.700 vagas no segundo semestre.
Ainda de acordo com o texto da autorização, as notificações serão emitidas na ordem das vagas mencionadas. Para os tenente médico, a vaga será preenchida a partir de dezembro de 2020. Para o posto de soldado do PM-SP, a previsão é que sejam realizadas em dois editais, sendo que 2.700 vagas serão alocadas a cada edital.
De acordo com a procuração, uma das seleções será realizada em maio de 2021 e a outra para seleção em novembro de 2021.
Requisitos
Os requisitos para participação no concurso público de soldado são:
- Ensino médio completo;
- Brasileiro;
- Ter idade mínima de 17 (dezessete) anos;
- Limite máximo de 30 (trinta) anos;
- Altura mínima para pés descalços e nus é de 1,55 m (155 cm) (Se for mulher);
- Se for homem, é de 1,60m (cento e sessenta centímetros);
- E foi cobrada a taxa de inscrição especificada neste edital.
O salário do cargo de militar é de R $ 3.164,58. Terminado o período probatório, após a formatura dos militares da primeira classe, sua remuneração será de R $ 3.497,00.
O posto de oficial tem como pré-requisito o nível intermediário, idade entre 17 e 30 anos e altura mínima de 1,55 m para mulheres e 1,60 m para homens. Para ser tenente, você deve ter um diploma na área de interesse.
O estudante oficial tem um salário de Rs 3. 116,76 e após o período probatório, já no cargo de tenente, a remuneração é de R $ 6. 726,10.
Ultimo Edital PM-SP foi divulgado em 2019
O ultimo concurso da PM foi lançado em 2019. Na ocasião, a empresa divulgou três editais sendo dois deles com 2.700 cargos militares e um com 190 cargos oficiais. A Fundação Vunesp foi quem organizou os editais.
Para os oficiais foram cobradas 80 questões no teste, teste, distribuídas em disciplinas de história; filosofia; sociologia; geografia; Língua Portuguesa e interpretação de texto; Língua Inglesa ou Espanhola; matemática; conceitos de administração pública e conhecimentos básicos de informática.
O concurso da Polícia Militar de São Paulo para Soldado de 2ª Classe foi composto por:
- O teste de conhecimento será dividido em: teste objetivo e Prova Dissertativa;
- Exames de Aptidão Física;
- Exames de Saúde;
- Exames Psicológicos;
- Avaliação da Conduta Social;
- Análise de Documentos.
De acordo com o programa de estudos, a prova objetiva é composta por 60 (sessenta) questões de múltipla escolha, sendo que cada questão possui cinco opções, o que é apenas uma escolha correta.
A avaliação inclui questões em português e interpretação de textos (20), matemática (15),Conhecimentos Gerais (15),conceitos básicos de informática (05) e conceitos de gestão pública (05).