Todos desejam se dar bem em concursos, por ser uma maneira bem vantajosa. Para que isso aconteça, tem que haver uma ótima preparação. Estar bem preparado nunca é demais!. Mas você não sabe exatamente como se preparar para no momento da realizar ir com tudo?
Neste artigo, iremos lhe mostrar 5 técnicas infalíveis que irá ajudar muito para se dar bem em um concurso publico, e ao final da sua leitura você se sentirá mais seguro e começará a se preparar.
Portanto continue sua leitura e confira as 5 técnicas de estudo para usar sempre em preparação para concursos!
Entenda um pouco sobre preparação para concursos
Existe um caminho básico que pode ser utilizado na sua preparação para concursos e servirá ao propósito que é obter a tão sonhada aprovação.
Infelizmente para passar nas provas, o mais importante não é se aprofundar no assunto, mas muitas vezes decorar o conteúdo da forma exigida pela banca, isso pode não trazer a satisfação de aprender, mas é preciso jogar as regras do jogos.
A maneira mais fácil de atingir seu objetivo é desenvolver um plano de estudos, priorizar as disciplinas mais pedidas da competição que você escolher e, em seguida, pesquisar os materiais disponíveis (geralmente vídeo-aulas ou PDF), ter materiais fornecidos por profissionais da área e, por fim registre seu erro e porcentagem de sucesso.
5 técnicas para usar em qualquer concurso
1- A Recuperação Ativa
O aprendizado tradicional treina os alunos a pensar que estão aprendendo, mas, na verdade, atividades passivas como aulas ou leitura por si só não são suficientes para promover a aprendizagem.
O estudo deve ser feito para garantir que as informações sejam consolidadas na memória. Sua preparação para esse e outros concursos não pode ser ancorada neste modelo ineficaz.
O processo de memória passa por três estágios – codificação, fusão e recuperação. O primeiro passo é transferir informações para seu cérebro. A segunda etapa é realizada durante o sono e a recuperação, ou seja, a segunda e a terceira etapas estão inter-relacionadas e atuam juntas, portanto, você deve ter isso em mente.
A memória pode ser de curto ou longo prazo, então o que você estudou é transferido para a memória de longo prazo, é fundamental ter uma boa noite de sono, pois é nessa hora que o cérebro regride.
Além disso o conteúdo estudado deve ser claro caso contrário, a codificação será danificada. E o contato com o conteúdo que precisa ser memorizado deve ser mantido constante para forçar a recuperação.
2- Estudo ativo
A preparação para as competições exige esforço mental, isso significa que todo o tempo gasto no estudo deve ser focado.
O cérebro realmente precisa de exercícios. O processo de preparação de materiais de revisão é uma maneira de focar sua atenção em todos os aspectos importantes, portanto, ao preparar resumos, flashcards e mapas mentais, não se esqueça de que todos eles exigem sua mente. Copiar o que o professor disse ou escreveu é inválido.
Pode parecer que você está perdendo seu tempo no início, já que definitivamente vai demorar mais do que apenas ouvir a lição ou ler um PDF, mas acredite em mim, à medida que você dominar a técnica, ela se tornará mais fácil e mais rápida com o tempo chegará ao sucesso.
3- Prática distribuída
Sua prova poderá ser composta por 10 a 15 disciplinas. Estudar uma disciplina por vez pode impedir que você conclua todo o trabalho de que precisa no dia do exame, sem falar no desperdício de oportunidades de aprendizagem quando um conteúdo pode complementar outro e encurtar o caminho de aprendizagem Entenda um tópico.
É muito mais benéfico intercalar os estudos dos conteúdo. Perguntas todos os dias ajudam neste processo. Resolvendo simulados, testes antigos ou apenas exercícios devem ser preparados. Saber o tipo de evidência, o que se espera e como o conteúdo é calculado faz toda a diferença.
4- Análise extensa
A pesquisa longitudinal visa analisar a repetição de eventos ou fenômenos ao longo do tempo. Aplicado o chamado edital verticalizado à preparação de concursos públicos, o que inclui verificar quais os conteúdos que aparecem cada vez menos. Portanto, o estudo tem melhor pertinência.
5- Revisão progressiva
Quanto mais conteúdo você consome, mais conteúdo você deve gerar, porque este se tornará seu material de revisão. É inútil produzir em massa e não utilizá-lo, caso contrário chegará ao fim do curso e não se lembrará / compreenderá as necessidades da atividade. Isso só vai perder tempo.
Tenha certeza de que seus comentários ficarão cada vez mais rápidos, pois com a integração das informações, o resgate continuará mais rápido.
Seguindo todas essas diretrizes com dedicação, a aprovação virá! Seja esperto, a maneira de como você estuda é tão importante quanto o estudo em si.