Você alguma vez certamente já ouviu falar do marketing, não é mesmo? Apesar do termo em questão ser bastante ouvido por aí, é interessante deixarmos claro algumas informações, como por exemplo: o mesmo conta com diversas classificações, que portanto, fazem a sua definição variar.
Uma das classificações pela qual me refiro, que na verdade é também uma das mais conhecidas, é o marketing digital, que por sua vez, é capaz de alavancar de forma absurda, a venda de determinado produto, ou então produtos de uma marca. No entanto, além deste, há também o marketing de varejo.
Você alguma vez já ouviu falar do mesmo? Sabe para que serve e também, onde é aplicado? Se a resposta para ambas perguntas for não, sugerimos que continue lendo e conferindo todo o conteúdo que este breve e explicativo artigo tem a oferecer, pois aqui também apresentaremos como ter bons resultados.
O que é e como funciona?
Antes que possamos apresentar mais detalhes a respeito do que se trata o marketing de varejo, é importante que ressaltemos, mesmo que de forma breve, do que exatamente se trata o marketing em si e também, para que o mesmo serve.
De forma bastante explicativa e também clara, podemos classificar o marketing como algo que tem como objetivo, gerar um bom valor sobre determinado produto.
Mas para isso, o mesmo tornar-se uma ciência e também uma arte, que por sua vez, consiste não só na exploraçã, mas também criação e obviamente, entrega de algo (produto, serviço ou a divulgação da própria marca/empresa), cujo valor seja não só capaz de lhe gerar lucros, mas também satisfazer as necessidades de um público-alvo.
O marketing portanto,, trata-se de uma estratégia de venda, no qual o anunciador do produto, cria uma propaganda atrativa, no todos os fatores ali, chamem a atenção do consumidor. Ou seja, é algo que envolve muita técnica e estratégia, para que assim, consiga cativar o público alvo e atrair cada vez mais pessoas.
Marketing de Varejo
Visto do que exatamente se trata o marketing, é hora de partimos para a definição de marketing de varejo. Conforme pode de cara notar pelo seu nome, a classificação de marketing em questão, é algo totalmente relacionado ao varejo.
Portanto, podemos defini-lo como a junção de várias técnicas, estratégias e também ações de promoções interessantes, muitas divulgações e claro, vendas do comércio varejista, para que assim, possam proporcionar obviamente não só mais vendas, mas também um aumento em sua participação dentro do mercado.
Outra questão interessante que o marketing de varejo é capa de proporcionar, é a fidelização de seus clientes, que nada mais é do que fazer com que os mesmos se tornem fiel ao local, voltando sempre e realizando diversas compras.
Pelo fato do varejo conter uma dinâmica singular, obviamente as suas técnicas de marketing se diferenciarão do convencional.
E para representar isto, existe uma classificação, que é: 4 Ps do mix de marketing, sendo elas:
- Produto: obviamente, produto que está sendo anunciado;
- Preço: preço do seu produto, algo que deve ser determinado com muita atenção e análise.
- Ponto: local onde o seu produto está situado, ou seja, deve ser um lugar no qual todos tenha acesso e seja fácil de encontrar;
- Promoção: só pelo nome, já é algo capaz de atrair diversos consumidores, portanto, invista nelas de forma inteligente.
Marketing de Varejo – Veja Como Ter Bons Resultados
Conforme foi ressaltado ao decorrer de todo este artigo, o marketing consiste em estratégias de fazer o seu produto vender cada vez mais. Portanto, está na hora de conhecer, mesmo que de forma breve, algumas das estratégias ou ações, chame-as como quiser.
Ofertas relâmpago: uma forma interessante de fazer com que o seu produto seja vendido rápido, é realizar ofertas relâmpago, no qual as pessoas acabam comprando mais que uma unidade.
Comunicação: para que os consumidores possam saber como estão as suas vendas, é necessário que você os comunique, ou seja, através de propagandas, é interessante que apresente todas as suas condições.
Atendimento: um dos objetivos do marketing não é a fidelização de seus clientes? Pois então, uma das alternativas mais conhecidas e válidas de fazer isto, é através de um bom atendimento, que por sua vez, sugerimos que seja pessoal e personalizado.