Com toda a certeza, as orquídeas são umas das plantas mais conhecidas em todo o mundo, e também, nos dias de hoje é a flor preferida de milhares de pessoas. Mas você sabe como plantar orquídeas? Mesmo que não pareça, as orquídeas são plantas que precisam de muito cuidado e o seu plantio pode ser um tanto, quanto complicado.
Quer saber como cuidar de suas orquídeas da forma correta? Se a sua resposta tenha sido sim, saiba que você está no artigo correto. Já que ao longo do mesmo você poderá ter acesso a milhares de informações de extrema importância sobre as mesmas. Vamos lá?
Veja a seguir as principais dicas que estão relacionadas ao cuidado que deve ser tomado com suas orquídeas, como é feito o plantio sobre o ambiente, umidade e adubação. Enfim, tudo que precisa saber esta logo abaixo, vamos lá?
Dicas com o cuidado de suas orquídeas
1.Vasos
Pode ser importante optar pelos vasos de barro aos de plástico, isso pelo fato de que os mesmos têm mais porosidade e drenam melhor a água. Porém, se você optar pelos de plástico, é muito importante ficar de olho nas regas, para que a sua planta não fique encharcada.
2. Base da planta
Se a base de sua planta estiver a menos de um dedo da boca do vaso, será necessário trocar a planta de lugar. Isso pois, o indicado é deixar a sua planta dois dedos de altura abaixo da boca do vaso que foi escolhido.
3. Troca de vasos
Se você precisar trocar a sua planta de vaso, preste bem a atenção de qual lado surgem os novos brotos de sua planta (na grande maioria das vezes, se localiza na frente da planta). Lembre-se disso, pois a parte posterior deve ficar encostada em um dos lados do vaso, para que assim, a sua orquídea apresente um desenvolvimento e crescimento exemplar.
É muito importante estarmos lembrando a todos, que no processo de troca de vaso, você deve acrescentar chips de fibra de coco ou musgo em sua planta.
4. Esterilização
Caso você passe por uma situação, onde é necessário cortar a sua orquídea, é muito importante esterilizar a tesoura ou a faca antes mesmo de realizar esse processo. A esterilização pode ser feita com um maçarico ou no próprio fogão. Caso você precise cortar novamente, lembre-se sempre de esterilizar a tesoura/faca antes de fazer o uso.
5. Cortes
Assim que você realizar algum corte em sua orquídea, lembre-se de passar canela em pó no local do corte. Isso pois, esse ingrediente é considerado um cicatrizante natural.
Como plantar orquídea
Existem algumas coisas que você deve saber se você apresenta interesse em começar a plantar orquídeas. Se você quer saber quais são essas mesmas coisas, continue lendo a seguir.
1. Ambiente
Uma coisa muito importante, é que você realize o plantio de suas orquídeas em um local em que a luz seja garantida, mas lembre-se que a planta não pode receber luz em excesso.
Uma vez que a planta recebe pouca luz, as suas folhas ficam com cor verde-garrafa e quando receber luz em excesso, as suas folhas tendem a ficar amareladas.
2. Umidade
Lembrando ainda, que o local deve ser úmido, já que em locais mais secos, a planta pode ficar desidratada. Para não encharcar a sua planta, use um borrifador para realiza a rega.
O mais indicado, é regar a sua planta de manhã ou até mesmo no fim de tarde.
3. Adubação
Você pode escolher usar adubos orgânicos ou até mesmo os químicos, mas é muito importante ter conhecimento sobre um simples fato: uma vez que são usados adubos em excesso, a sua planta pode se queimar. Por esse mesmo motivo, é de extrema importância ter cuidado e prestar muita a atenção quando for fazer o uso de adubos.