Neste artigo, você vai saber como emitir a CNH digital. A CNH -Carteira Nacional de Habilitação é um dos principais documentos que fazem parte da vidas pessoas. Tanto, é que quando alguém completa 18 anos sua emissão se torna um grande objetivo de vida.
O mais interessante é que atualmente existe um aplicativo que da condições de fazer a emissão da CNH pela internet. Uma maneira rápida e segura para quem deseja ter em mãos um documento tão importante.
Continue lendo este artigo que o site Olhei aqui e saiba como funciona a CNH digital, aqui nós vamos trazer as informações atualizadas para te ajudar a saber os detalhes desse novo modelo de tecnologia.
Como Emitir a CNH Digital?
O interessado em fazer esse tipo de emissão, deve seguir os procedimentos que farão parte do processo:
1 – Faça um Download em seu aplicativo da CNH de trânsito.
2 – Faça a ativação da CNH digital clicando no link “ativar” e receba em seu E-mail uma mensagem.
3 – Realize o login necessário no aplicativo digital de CNH.
4 – Adicione o documento digital em seu aparelho celular clicando no ícone
5 – Com o celular em mãos leia o QR Code.
6 – Faça um teste com a câmera do telefone lendo o documento de CNH.
7 – Faça a confirmação e validação com o número do seu telefone celular.
Com essas mudanças, o usuário vai conseguir transformar sua carteira nacional de habilitação em CNH digital.
O DETRAN – Departamento de Trânsito faz a ressalva que deve ter total atenção com relação a data de renovação. Na CNH digital não é possível solicitar a 2ª via antes de atualizar a licença digital.
Caso o usuário não apresente a sua CNH ele terá 3 pontos na sua carteira de motorista, e isso vai desembocar numa multa e até prisão do veículo enquanto a carteira não for legalizada.
Quais São os Principais Problemas Enfrentados Com a CNH
Mesmo com o surgimento da CNH digital, apenas alguns estados fizeram sua adesão e assim deram a liberdade dos usuários se cadastrarem nos serviços.
Um deles foi o Rio de Janeiro, no entanto, os problemas começaram a surgir de acordo com as solicitações que as lojas fizeram, como a carteira e os documentos de identificação pessoal.
Isso porque, os aeroportos e rodoviárias não tinham os equipamentos considerados suficientes para ma leitura digital da CNH nesse modelo.
Um dos assuntos que gerou certa polêmica foi a cobrança de taxas feitas por cada governo que instalou em seu sistema. O valor foi variado nos estados causou muita indignação como por exemplo no Goiás que cobra R$ 10,00 reais, e o Piauí que chegou a R$ 220, 00 reais.
No entanto, a CNH digital não apresenta somente problemas, ela facilita o uso das pessoas em seu dia a dia e reduz as burocracias que os motoristas geralmente enfrentam.
Qual é a Aceitação no Mercado da CNH Digital
Mesmo sendo um produto de grande influência, pois se trata de uma ferramenta digital não são muitas as pessoas que estão aderindo o sistema de CNH digital.
Na verdade, muitos dos motoristas nem sabem ainda como ela funciona e nem mesmo que ela existe. Outra questão enfrentada também é que muitos motoristas de idade não desejam transformar sua CNH em carteira digital.
Segundo os dados levantados no país todo, são apenas 0,4 % dos motoristas que aderiram esse modelo de CNH digital. O que mudou para ela ser um pouco rejeitada é que até 2017 já vinha com o QR Code, mas atualmente não vem mais, e por isso a solicitação mudou.
Mesmo assim, para quem costuma usar a internet em seu dia a dia é uma ótima opção de adesão. Até porque ela vai funcionar de uma maneira bem fácil e agilizada nas questões que envolvem a condução de veículos no Brasil.