Você sabe o que é um fundo de investimentos imobiliários? Ou então sabe como o mesmo funciona? Bem os fundos imobiliários são praticamente formas de realizar investimentos, que vem crescendo e ajudando no dia a dia das pessoas.
Continue lendo este artigo, pois fizemos o mesmo para explicarmos tudo o que você precisa saber sobre este mesmo assunto. Desde qual a verdadeira função dele, até como realiza-lo, usando sempre informações confiáveis e atualizadas.
Responderemos e esclareceremos também as duvidas que foram recentemente feitas, tais como: como funciona o investimento no fundo imobiliário e como avaliar uma cota de um fundo imobiliário com o site Olhei aqui.
O que são os fundos imobiliários
O funcionamento de um Fundos Imobiliários é de uma certa forma igual aos outros fundos de Investimento, na qual a principal função é: tratar uma maneira de investir em um certo condomínio em uma seleção de ativos.
Ao invés de você comprar o ativo de uma forma direta, você realiza a compra de cotas doo fundo e investe juntamente a um grupo de outros investidores. Os fundos imobiliários podem ser também chamados de FII(Fundo de Investimentos Imobiliários).
Qual a diferença dos fundos investimento imobiliário (FII) para os outros tipos
Mesmo o Fundo de investimento imobiliário tendo algumas semelhanças com os outros tipos de investimentos, a maior diferença está entre o seu funcionamento, que precisa ser explicada para as pessoas, para que não ocorra alguma surpresa desagradável .
O que difere os fundos imobiliários dos outros como os que apresentam: rendas fixas, ações, multimercados e outros, é o simples fato de que o FII é um fundo fechado, isso é que eles não permitem resgates, aplicações e o numero de cotas é limitado.
Vantagens
A lista a seguir apresenta as principais vantagens dos fundos imobiliários, veja só:
- Oferecem um gestor profissional;
- Possibilitam seus clientes comprarem cotas de grandes empresas;
- Apresentam custos menores;
- Oferecem muita facilidade de negociação na bolsa;
- Entre muitas outras!
Desvantagens
Assim como tudo o que é bom, tem suas desvantagens, os fundos imobiliários também apresentam suas desvantagens. Portanto a lista a seguir mostra as desvantagens dos fundos imobiliários:
1-Não se pode comprar o exatamente o imóvel desejado pelo cliente, já que toda a parte de gestão é realizada pelo fundo.
2-Quem realiza a compra de um imóvel na planta faz uma operação alavancada, pois costuma-se desembolsar a quantia de 30% do valor do imóvel, até que suas chaves sejam entregues.
Como investir
1 – Cadastre-se em alguma corretora de valores: as cotas dos fundos são todas negociadas em uma bolsa ou em algum mercado de balcão organizado. Ppor isso é necessário que você se cadastre em alguma corretora, para assim conseguir adquiri-las.
2 – Escolha o fundo: é de extrema importância você analisar os dados dos fundos, antes mesmo de você escolher o mesmo, para que você não possa ser surpreendido.
3 – Envie a ordem para a corretora escolhida: o envio da ordem pode ser feito igualmente como no mercado acionário.
Você pode comprar pelo HOME-BROKER(programa da corretora, onde no mesmo é permitido realizar compras e vendas de ações pela internet mesmo).
Para realizar isso, você pode seguir o seguinte passo a passo: digitar o código do fundo, inserir o numero de cotas desejado e qual valor está disposto a pagar por cada uma dessas cotas.
Se por acaso alguém estiver interessado em vender as quotas, o negocio é fechado. Agradecemos por terem lido até aqui e pedimos desculpas caso alguma duvida não tenha sido respondida.