Publicidade

Concurso Polícia Penal com 2.420 vagas

0
70

As expectativas sobre a publicação do edital para o concurso público para Policia Penal do estado de Minas Gerais, para o cargo de policial penal está em alta de espera. Sendo liberadas 2.420 vagas para o concurso.

Se interessou ou conhece alguém que se interessaria? Bom, neste artigo iremos te ajudar a entender mais e conhecer mais informações sobre este concurso público.

Publicidade

Então não continue perdendo seu tempo venha conferir tudo isso e um pouco mais neste artigo!

O concurso Polícia Penal

Na manhã da terça-feira do dia 13 de outubro de 2020, a Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais debateu a questão dos déficits do serviço público de segurança. O general Mario Araújo, secretário da pasta do estado, falou sobre os preparativos para o novo concurso de polícia criminal.

Segundo ele, há um cronograma interno e uma previsão em aberto, mas Araújo optou por não divulgar a data para “não criar expectativas”. Embora não tenha fornecido detalhes, ele disse que os preparativos ainda estão em andamento. Segundo ele, já foram aprovadas 2.420 vagas.


Publicidade

Próximo concurso

De acordo com o secretário da Segurança, ao contrário do anúncio anterior, a formação para o concurso será realizada pelo próprio Estado, quando os candidatos recebem formação a cargo da empresa organizadora, o estado irá organizá-la.

Uma nova comissão organizadora será contratada para a aplicação das provas e os testes de avaliação, mas não realizará. A fase final de avaliação ficará a cargo da Academia de Polícia Penal(APP).

Antes do curso de formação, o ultimo concurso contou com as seguintes fases:

  • Fase 1: A prova objetiva e a redação;
  • Fase 2: Teste Físico;
  • Fase 3: O exame psicológico;
  • Fase 4: comprovação de Idoneidade e Conduta Ilibada
  • Fase 5: exames médicos.

No ano de 2018, quando o cargo ainda possuía a nomenclatura de  gente penitenciário, o valor equivalia a R $ 4.098,45.  O requisito era possuir nível médio.

O concurso da Policia Penal MG- 2020 já foi autorizado

Durante uma transmissão feita, O secretário garantiu que a Secretaria Nacional de Planejamento (Seplag) deu garantia para a abertura do certame.

De acordo com a informação do secretário, todos os procedimentos até a emissão do aviso de abertura podem levar cerca de um ano. Portanto, estima-se que o edital seja lançado no início de 2021, ou mesmo antes disso.

Sobre o cargo de Policial penal

O cargo de policial criminal mineiro corresponde ao do ex-policial penitenciário, posteriormente alterado na 104ª emenda constitucional promulgada no ano de 2019.

O objetivo da emenda é equiparar os agentes penitenciários à polícia (por exemplo, poder de investigação, salário e benefícios), além de contar com instalações criminais e a segurança de escoltar presos, liberando assim a polícia civil e PM dessas atividades.

Segundo os dados de 2018, antes da transição, o cargo de agente penitenciário era de nível médio, com salário de 4.098,45 reais e jornada de trabalho de 40 horas semanais. No entanto, não está claro se essa educação é mantida.

A emenda 104 criou no ano de 2019 a Polícia Criminal, hoje órgão responsável pela segurança dos sistemas penitenciários federal, estadual e do Distrito Federal. Como resultado, a medida afetou diretamente a profissão e a competição dos funcionários penitenciários.

Ultimo concurso de agente – Antes de se tornar policial penal, o último concurso para agentes penitenciários foi realizado em 2018. Na época, eram 4 mil vagas. No entanto, essas oportunidades eram temporárias e armazenadas em reservas.

O cargo de Agente de Segurança Penitenciária no estado de Minas Gerais tinha exigência de ensino médio ou curso profissionalizante de ensino médio, reconhecido pelo MEC.

O salário era de R$ 4. 098,45, para uma jornada de trabalho de 40 (quarenta) horas semanais, em período integral, que pode ser realizada em regime de turno, inclusive noturno, sábados, domingos e feriados.

Atribuições do cargo

  • Os profissionais devem realizar atividades de escolta e tutela para prisioneiros;
  • Conduzir operações de transporte de escolta e tutela para prisioneiros em atividades no exterior e transferências interestaduais ou entre unidades no estado; Fazer buscas regulares na cela;
  • Procurar familiares e visitantes dos presos;
  • Fornecer segurança para vários profissionais que prestam assistência profissional a reclusos em unidades prisionais;

Entre outras atribuições… A seleção consiste em prova objetiva, eliminação e classificação, análise de título, classificação, avaliação psicológica, eliminação, prova de idoneidade e comportamento irrestrito (pesquisa social), processo de eliminação e ingresso, eliminação e qualificação.


Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui