Saneamento de Goiás S. A. (Saneago) abre concurso público para contratação de profissionais intermediários e técnicos.
Conforme consta do documento publicado (Retificação II), esta alteração refere-se à atualização do nome de uma das cidades (pertencente à área de Porangatu) mencionada no edital. Anteriormente, a realização do teste objetivo foi transferida para uma nova data (retificação I), que agora está prevista para ser realizada em 06 de dezembro de 2021.
Ao todo, são 25 vagas para técnicos em segurança do trabalho (24) e Técnico em Enfermagem do Trabalho (1). Os contratados exercerá atividades com carga horária de 40 horas semanais e remuneração mensal de R $ 4.443,57.
O que é concurso?
antes de continuarmos a matéria sobre o concurso público reparado pela Saneago, vamos entender um pouco mais sobre o que é concurso publico para sua ajudar para uma melhor compreensão ao decorrer do artigo.
O concurso público nada mais é do que o processo seletivo aplicado com o objetivo de avaliar candidatos que concorrem a determinado cargo público, ou seja, cargo efetivo de órgão governamental.
Normalmente, esses cargos são vitalícios, ou seja, são impossíveis de dispensar. Mas também existem posições temporárias, que têm um tempo pré-determinado.
Muitos países usam esse recurso de avaliação por duas razões: uma é para provar a capacidade dos candidatos e a outra é evitar que as vagas em cargos públicos sejam usadas por políticos corruptos como moeda de troca.
Assim, o alto nível de conhecimento dos funcionários públicos e a ética dos funcionários do governo é mantido.
Aqui no Brasil, os concursos públicos costumam ser divididos em duas etapas: a primeira fase é sempre um teste objetivo, envolvendo questões de múltipla escolha ou questões de certo e errado, e a segunda fase inclui testes práticos ou provas de título.
Após a avaliação, a publicação do gabarito e dos nomes dos candidatos aprovados é realizada na agenda oficial e no site da banca de jornal da organização. Todas as condições, incluindo o período de validade, são especificadas no edital. O edital de alguma forma serve como a lei do Concurso.
Vagas Concurso Público
As vagas de trabalho para técnicos de segurança do trabalho estão distribuídas nas seguintes cidades:
- Campos Belos (1);
- Anápolis (1);
- Formosa (1);
- Ceres (2);
- Goiânia (5);
- Cidade de Goiás (1);
- Iporá (1);
- Inhumas (1);
- Morrinhos (1);
- Luziânia (2);
- Itumbiara (1);
- Ouvidor (1);
- Jataí (1);
- Porangatu (1);
- Palmeiras de Goiás (1);
- Santa Helena de Goiás (1);
- Rio Verde (1);
- São Luiz de Montes Belos (1).
O Técnico de Enfermagem do Trabalho está vinculado à unidade de Goiânia (1).
Importante ressaltarmos que entre as vagas que foram ofertadas, são voltadas para pessoas especificadas no edital.
Inscrições
Os interessados em participar devem se inscrever pelo site da Universidade Federal de Goiás (UFG), entre os dias 28 de setembro e 28 de outubro de 2020, até o meio-dia do dia 12 de dezembro.
Para realizar a inscrição deve-se pagar a taxa no valor de R$90,00, e o pagamento tem que ser realizado por meio de boleto bancário.
Porém, para aqueles que pretendem realizar a isenção do pagamento, o prazo é entre os dias e 2 e 4 de setembro.
Seleção
O método de seleção para a classificação dos candidatos realiza-se numa fase, que consiste em prova objetiva.
Por essa razão, a prova do concurso incluirá as matérias de português, informática, matemática e raciocínio lógico, história e geografia de Goiás e conhecimentos específicos em cada área.
Dica principal que lhe ajudará
Atualmente, dada a promessa de estabilidade e alta remuneração, os concursos públicos são altamente competitivos. Devido à competição, os candidatos devem estar totalmente preparados.
Porém, não basta “aprender e pesquisar”, é fundamental aprender a pesquisar, otimizar e verificar com eficácia todo o tempo e todo o dia da pesquisa para obter resultados inéditos. Bons estudos e obrigado pela leitura!